Na verdade, existem muitos métodos que facilitam o cuidado do cabelo. Uma das técnicas mais fáceis e eficientes para restaurar o bom estado dos fios é o Tratamento de óleo para o cabelo. Porquê? Porque o tratamento pode ser realizado em casa, por conta própria e não ocupa muito tempo. No entanto, antes de decidir tratar dos seus cabelos com óleo, temos de fazer duas coisas: escolher o óleo certo e definir a porosidade do cabelo.
A porosidade do cabelo pode ser elaborada com base na condição do cabelo. Para ilustrar, mais danificado o cabelo, mais abertas são as cutículas dos cabelos. Obviamente, se as cutículas estão bem ligadas, o cabelo parece saudável. Em geral, existem três tipos principais de porosidade do cabelo: baixa, média e alta. Na verdade, existem várias combinações dos tipos de cabelo acima mencionados. De fato, definir a porosidade do cabelo é extremamente crucial porque isso determina o tipo de óleo a ser usado e a forma mais eficaz de tratar o cabelo.
Conforme mencionado acima, os cabelos com baixa porosidade caracterizam-se por cutículas extremamente juntas. Este tipo de cabelo é típico de fios saudáveis. Este tipo de cabelo deve ser tratado com óleos que são feitos de pequenas moléculas ou com aqueles que são capazes de criar uma espécie de camada protetora à volta do cabelo. Neste caso, recomenda-se a utilização de óleo de coco, óleo de linhaça e óleo de rícino. Além disso, uma pessoa com cabelos de baixa porosidade também pode usar as seguintes manteigas cosméticas: manteiga de karité, manteiga de cacau e manteiga de manga.
Cabelo de porosidade média tem cutículas que não estão tão bem unidas como as dos cabelos de baixa porosidade. Aqui, as cutículas estão um pouco mais abertas. Esse tipo de condição pode ser causado por uso excessivo de calor, desidratação ou aplicação de cosméticos incompatíveis. Os cabelos de porosidade média podem ser alisados e hidratados graças aos óleos com pequenas moléculas, bem como aos óleos que contêm ácidos ómega 3 e ómega 6. Além disso, é recomendado óleo de rícino, óleo de girassol, óleo de linhaça e óleo de jojoba para este tipo de cabelo.
Porosidade normal é uma característica do cabelo saudável. Em outras palavras, este é o cabelo que é fácil de definir e cede ao tratamento do cabeleireiro. Este tipo de cabelo pode ser tratado com óleos que contêm ácidos ómega 3, ómega 6 e ómega 9. Além disso, as misturas de vários óleos também devem produzir resultados altamente satisfatórios. É aconselhável aplicar óleo de argão, óleo de macadâmia, óleo de jojoba, azeite, óleo de canola, óleo de amêndoas doces e óleo de rícino.
Cabelo de porosidade normal com tendência a alta porosidade é o cabelo que foi desidratado devido a processos de pentear ou tratamentos de cabeleireiro. A abertura das cutículas do cabelo pode ser causada por dispositivos geradores de calor. Óleos que são esperados para restaurar o aspeto bonito do cabelo são: óleo de macadâmia, óleo de rícino, óleo de amêndoas doces e óleo de abacate.
Alta porosidadeé igual ao cabelo danificado. As suas cutículas estão abertas. Obviamente, este tipo de cabelo requer uma forte hidratação, nutrição e suavização. Portanto, é aconselhável usar óleo de abacate, óleo de linhaça, óleo de rícino e óleo de onagra. Bastante eficientes também são óleos menos populares, como óleo de germe de trigo, óleo de semente de cereja, óleo de semente de morango, óleo de semente de maçã e óleo de café gordo.