cabelo molhado

Os cabelos saudáveis, fortes e brilhantes são o símbolo da beleza. Portanto, cada mulher que valoriza a sua bela aparência deve cuidar bem do seu cabelo. Por esse motivo, vale a pena dedicar algum tempo e aprender a estrutura do cabelo assim como as suas propriedades. Mas precisamos realmente de aprender essas coisas? Definitivamente, porque isso nos permitirá definir as necessidades do nosso cabelo e couro cabeludo.

Caracterização do cabelo

A cabeça humana é coberta com 100 até 150 mil cabelos. Tanto a condição como o crescimento do cabelo dependem de muitos fatores como poluição ambiental, dieta, consumo de estimulantes (cigarros ou álcool), cosméticos aplicados e cuidados (ou seja, tratamentos de cabeleireiro, produtos). Todos esses fatores afetam o nível de vitaminas, minerais e, acima de tudo, a queratina, que é o componente mais importante do cabelo. Certamente, quanto menos elementos acima mencionados na estrutura do cabelo, pior será o aspeto do cabelo.

Para cuidar melhor do seu cabelo, vale a pena conhecer as suas três fases de crescimento: anágena, catágena e telógena. A primeira, anágena, é quando um cabelo cresce longo e grosso. Dura aproximadamente quatro meses. A segunda fase chamada catágena também é conhecida como uma fase de transição. Durante este estágio, o folículo começa a encolher, o que resulta num fornecimento limitado de todas as substâncias essenciais para a raiz do cabelo. Para além disso, as células que estão localizadas perto do cabelo começam a cair. Esta fase dura mais ou menos duas semanas. A Telógena é chamada de fase de repouso de um cabelo e dura alguns meses. Durante este estágio, o cabelo crescido cai e é substituído por um cabelo novo.

Cuidados para o cabelo

O cuidado adequado do cabelo depende da aplicação dos cosméticos certos – aqueles que atendem às necessidades tanto do cabelo como do couro cabeludo. Ao comprar um champô, uma máscara de cabelo ou qualquer outro produto similar, é aconselhável prestar atenção às propriedades, composição e modo de funcionamento do produto. Além disso, sugere-se que limite ao mínimo passar por tratamentos de cabeleireiro, como o fortalecimento do cabelo, a secagem com o secador e o uso de calor geral no cabelo. A falta de vitaminas, algumas doenças, medicamentos e o stress podem contribuir para a perda de cabelo ou a deterioração da condição das madeixas.

Pode-se dizer que o cabelo é o indicador da condição geral de um organismo . À luz disso, não é surpreendente que sejamos vistos como saudáveis se o nosso cabelo é denso e brilhante. Um dos métodos que ajuda a manter os fios em boas condições é seguir a ordem certa em que aplicamos os cosméticos. Na verdade, a maneira como tendemos a colocar produtos no cabelo também é um papel crucial. Por exemplo, um champô deve ser primeiro misturado com água e depois aplicado nos cabelos húmidos. Depois disso, deve ser massajado no couro cabeludo e no cabelo e depois enxaguado com água morna. No final, sugere-se a aplicação de uma máscara para o cabelo que responda às necessidades do nosso cabelo. Este produto deve ser mantido no cabelo por vários minutos antes de ser enxaguado com água morna. A última etapa é a secagem do cabelo com papel (rolo de cozinha).

Os óleos para o cabelo são uma alternativa natural às máscaras para o cabelo. Estes produtos possuem características hidratantes, suavizantes e nutritivas. Estes produtos são enriquecidos com algumas substâncias maravilhosas. Embora os óleos para o cabelo possam ser misturados com outros cosméticos para o cabelo, eles funcionam melhor como um único produto. Eles são capazes de proteger o cabelo da radiação solar e poluição ambiental. Além disso, os óleos para o cabelo evitam que a cor natural do cabelo desapareça criando uma espécie de barreira protetora em cada cabelo. Outra característica-chave dos óleos para o cabelo é que, evitam as pontas espigadas e que o cabelo se parta ou caia. Alguns óleos para o cabelo também podem ser aplicados na pele do corpo.