máscara de cabelo

O cuidado eficaz do cabelo depende principalmente da definição do tipo de porosidade do cabelo. Só então é possível escolher os cosméticos apropriados.

Baixo, Médio e Alto – estas são as três categorias básicas que definem a porosidade do cabelo. O cabelo que tem cutículas fortemente ligadas pertence ao tipo de baixa porosidade . Na maioria dos casos, este tipo de cabelo é visto como saudável. A verdade é que os cabelos de baixa porosidade não são fáceis de fazer penteados, e são difíceis de pintar e secar. Porosidade média é o único, cujas cutículas estão ligeiramente abertas. Nesse caso, os penteados não causam problemas importantes. O cabelo com as cutículas abertas caracteriza-se por alta porosidade . Infelizmente, esse tipo de cabelo fica desidratado facilmente e está bastante frisado. Além disso, é propenso a danos (isto é, ao pintar ou ao usar calor).

Como definir a porosidade do cabelo? A maneira mais profissional e precisa de fazer isso é colocar o cabelo sob as lentes do microscópio. No entanto, o que deve fazer quando não tem acesso a estes dispositivos? Por sorte, existem outras técnicas para definir o nível de porosidade do cabelo, como testes de farinha, água e óleo de coco. Também pode examinar a estrutura do seu cabelo através do toque ou se o estudar bem de perto. Na verdade, é crucial limpar o cabelo e o couro cabeludo antes do exame. Por outras palavras, o cabelo deve estar perfeitamente limpo (não revestido com máscaras de cabelo, seda, etc.)

Se decidir examinar o cabelo estudando-o de perto , tente concentrar-se nos seguintes aspetos: o cabelo é suave? É difícil fazer penteados? Demora muito a secar? Se você responder “sim” a todas as perguntas, o seu cabelo é de baixa porosidade. Por outro lado, quando percebe que o seu cabelo está seco, frisado e fácil de pentear, então tem cabelo de alta porosidade. Também pode tentar determinar a porosidade ao tocar no cabelo.

Quando se trata do teste de farinha , é feito por polvilhar uns cabelos com com farinha. Resumindo, o cabelo de alta porosidade mantém a farinha na sua superfície, enquanto que o cabelo de baixa porosidade estará quase sem farinha. Outro teste requer a preparação de uma tigela cheia de água . Verifique o tempo que leva ao cabelo para chegar ao fundo da tigela. Os cabelos de alta porosidade ficarão a flutuar na superfície da água durante bastante tempo, em alguns casos não se afundaram. O cabelo de baixa porosidade, por sua vez, chegará ao fundo em apenas 2 minutos. O último teste que pode ser realizado é a aplicação do óleo de coco. O produto deve ser enxaguado após uma hora. resumindo, espera-se que os cabelos de alta porosidade fiquem secos e frisados, enquanto que o cabelo de baixa porosidade deve permanecer suave e macio ao toque.

Qual é o ponto em determinar a porosidade do cabelo? 

Escolher os cosméticos certos para o cuidado do cabelo é quase impossível sem definir a porosidade do cabelo. O método mais preferível para restaurar a boa condição do cabelo é a aplicação de óleos (Tratamento de óleo para o cabelo). Embora seja fácil achatar o cabelo de baixa porosidade através de aplicar quantidades excessivas de óleos, espera-se que este tipo de tratamento produza resultados surpreendentes. Os óleos preferidos são o óleo de palma, óleo de coco, óleo de argão, manteiga de karité e manteiga de cacau. O cabelo de porosidade elevada requer um Tratamento de óleo para o cabelo curto e, ao mesmo tempo, nutrição maciça. Este tipo de cabelo lida bem com óleo de abacate, óleo de jojoba, óleo de macadâmia, óleo de onagra e óleo de amêndoa doce. A estrutura do cabelo de porosidade média é semelhante ao cabelo de porosidade baixa e alta, portanto, pode ser tratado por qualquer óleo.